Carteira reciclada


Fiz essa carteira para participar do desafio da Lih, que já está no finalzinho(pena que acabei não participando tanto quanto no do ano passado)...
 Tem artesanatos lindos, e ideias ótimas para quem gosta de reciclar(o pessoal caprichou mesmo!)...

Materiais:
Caixa de leite, feltro liso e estampado, linha, tesoura e cola.


Tirei a parte de cima e a parte de baixo da caixa. Cortei os feltros um pouquinho maiores que a medida da caixa, colei um por fora e o outro por dentro, e costurei o botão. Cortei dois pedacinhos do feltro para os lados e fiz um caseado em volta...


Prontinha...


Aqui ela aberta, fiz uma divisória com feltro...


E aqui mostrei outra carteira reciclada que fiz...
Bjusssss 
Continue lendo ►

O assunto de hoje é o viés...


 

Lembram daquela postagem que mostrei como fazer viés usando estilete?
Um leitor postou nos comentários um link muito bacana de como fazer viés usando uma fôrma de papel, nunca tinha visto, e achei que seria legal compartilhá-lo aqui para quem ainda não conhece:

No vídeo acima você aprende como fazer o viés...



Daí, me empolguei e saí procurando sobre viés pela internet, achei outra forma de fazê-lo:

Usando um alfinete:  Pap aqui...

Encontrei também outros pap's relacionados:

Esse pap aqui , ensina como emendar o viés...

Pap aqui, de como pregar o viés(confesso que não sabia que era assim)...

Por fim, que tal uma flor de viés para enfeitar seus artesanatos?! 

Gostaram?!
Eu sei que existem aquelas maquininhas de fazer viés, que se pode comprar pronto e tal... mas às vezes a gente quer usar um que combine com o tecido e não acha... e no meu caso, moro longe de tudo, não tem armarinhos por perto, quando quero comprar alguma coisa tenho que ir a outra cidade, então qualquer ajuda é bem vinda...
Bjussss
Continue lendo ►

Era uma vez...


Sabe aquele ditado: "alegria de pobre dura pouco"?
Pois é, a maquininha de costura tão sonhada já vai ter que ir para a assistência técnica...

Primeiro achei que o problema fosse eu, já que não tenho experiência, mas não é não... depois de um tempo a máquina começou a fazer um barulho estranho e agora quando coloco a bobina parece que a agulha encosta nela e não desce, como se alguma coisa estivesse fora de lugar(se tirar a bobina a agulha desce normalmente), já desmontei, limpei, montei de novo e continua acontecendo a mesma coisa...


Essa clutch e o porta moedas da imagem acima foram as últimas coisas que consegui costurar até ela parar... na verdade o porta moedas tive que desfazer a costura e terminar à mão mesmo, a linha estava embolando muito e saindo toda manchada de óleo...

Esses chaveirinhos de feltro, fiz para o Marido escolher um para ele...

Quer aprender a fazer as bolsinhas?!

Bjussss
Continue lendo ►

Pôsteres inspirados no filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain"


Ontem, estava vendo uma das revistas antigas que tenho aqui em casa, a decorar mais por menos(acho que uma edição do ano passado)... de repente, me deparo com um pôster inspirado no filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain"(meu preferido de todos os tempos   numa das decorações(como é que eu não reparei nele antes?!)... fui para a internet procurá-lo(o que seria de mim sem ela?!), e não é que além do que vi na revista ainda achei mais dois super fofos?! (Ah, santo Google!)

Olha só:




Me diz se não ficariam lindos em uns quadrinhos?!
Eles são do Rafael Muller, e tem outros no flickr dele para quem quiser baixar...

O que vi na revista foi o primeiro(o da mãozinha com framboesas), mas os outros são tão fofos quanto...
(Para baixar, clique na imagem para aumentá-la ou vá até a página do Rafael)... 
Bjusssss
Continue lendo ►

10 dicas para costureiras iniciantes


Esses dias, estava procurando dicas de costura e achei o texto abaixo. Aprendi várias coisas e tive que compartilhar... se você é iniciante, como eu, vale a pena ler:


1) A importância de passar e vaporizar seus projetos
Isso é um pouco embaraçoso de admitir e eu realmente não sei bem porquê, mas até cerca de um ano atrás eu sequer tinha ferro de passar. Quando eu trabalhava em um projeto de costura de um tutorial seria apenas pular a parte do ferro, como se fosse só uma recomendação. Não sei se eu pensei que talvez meu noivo começasse a me pedir para passar todas as suas roupas, já que eu tinha um ferro. Que erro eu estava cometendo...Ferros são baratos e não leva muito tempo para passar um projeto. O benefício de quão bonito, profissional e elegante meus projetos pareciam após passar e vaporizar superava imensamente qualquer roupa que eu tenha que passar do meu noivo, já que agora eu tenho um ferro. Agora todas as minhas costuras de junção retas são chapadas porque o tecido não se amontoa e os itens que tem dobradura (como uma carteira que se dobra ao meio ou uma clutch que tem a aba dobrada) ficam fechados mais facilmente. Desde que descobri as maravilhas de passar ferro eu passo o projeto todo do início ao fim, as vezes mais do que posso contar. E para finalizar eu uso a função vapor. Acredite em mim, seus projetos vão ficar com um acabamento muito melhor. Você nunca mais vai querer ficar sem ferro.

2) Entretela...Minha nova melhor amiga
Outro fato embaraçoso é que até poucos meses atrás eu nunca havia usado entretela. Eu realmente não entendia exatamente o que ela era ou qual tipo eu deveria usar para fazer um tutorial em que ela era pedida.
Entretela é um material de estrutura, que dá peso e estabilidade para os seus projetos. Ela vem em dois tipos diferentes: Colante (que tem pequenas bolinhas de cola em um lado, que quando passamos o ferro grudam no lado avesso do tecido) ou Não-colante (o nome já diz tudo). Antes de descobrir a entretela colante, quando um tutorial pedia "entretela" na sua lista de materiais, eu usava somente fibra. Fibra vai funcionar...ok...eu acho. Mas depois que você usa entretela colante você não quer saber de mais nada! Eu amo entretela. Demora um pouco para colar no tecido, é outra coisa para medir e cortar e é mais uma costura...mas é maravilhoso que mesmo que com os contras valha a pena. 

3) Usar alfinetes corretamente
Você irá notar que a maioria dos tutoriais dizem "alfinete seu projeto" em algum momento. Eu aprendi ao longo dos anos que se eles dizem para alfinetar, você deve alfinetar. Eu já tentei pular o passo de alfinetar pensando que eu estava apta para segurar meu tecido suficiente firme enquanto costurava e não seriam necessário alfinetes, porém...Com todas as coisas acontecendo enquanto você costura (manter uma velocidade estável no pedal, ter certeza que você está costurando certo, assegurando-se de que os tecidos estão alinhados, sentindo-se como um vesgo olhando para a agulha que sobe e desce, sobe e desce...) São tantas coisas acontecendo e saber que os alfinetes estão segurando seus tecidos alinhados é uma coisa a menos para se preocupar.

4) Invista em um cortador circular, base de corte e régua
Um cortador circular, uma base de corte e uma régua de patchwork vão deixar a sua vida milhões de vezes mais fácil na hora de cortar seu tecido. Suas linhas ficarão retas e você pode cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo. Uma dica de economia de tempo que eu faço é se eu preciso cortar muitos pedaços do mesmo tamanho de diferentes tecidos, eu meço o primeiro pedaço perfeitamente. E então ao invés de ficar medindo cada peça, eu passo ferro meu primeiro pedaço e coloco sobre os outros tecidos, alinho a minha régua na borda e corto ao redor do primeiro pedaço de tecido que cortei primeiramente. Isso poupa tempo de ficar medindo cada pedaço e se você tem certeza que o primeiro pedaço está perfeitamente reto use a régua certificando-se de que está cortando bem na borda e terá o mesmo resultado que se cortasse cada pedaço separadamente.

5)Fazendo seus próprios moldes
Se eu encontro um tutorial em particular que eu morro de amores e eu sei que eu vou querer fazer outra vez, eu corto as peças específicas do molde em papelão para poupar tempo quando eu for fazer o projeto novamente no futuro. Por exemplo: No tutorial da minha niqueleira eu digo para cortar 4 vezes no tecido e 2 vezes na entretela, todos de 7" x 4 1/2" (medidas em polegadas). Para poupar tempo (porque eu sei que vou fazer essa mesma niqueleira outras vezes) eu primeiro corto um pedaço de papelão com as medidas solicitadas, então toda vez que eu for fazer esse projeto tudo que eu preciso fazer é colocar o molde sobre o tecido ou a entretela e cortar ao redor dele, ao invés de medir tudo novamente. Eu tenho uma caixa plástica cheia de pedaços de moldes, os quais eu escrevo o tamanho e o nome do projeto. Sempre que eu compro um novo par de sapatos eu guardo a caixa e uso o papelão dela para fazer moldes.

6) Devagar e constante ganha-se a corrida
Quando você está costurando na sua máquina de costura, certifique-se de que você mantém uma pressão no pedal e um ritmo moderado. Eu nem sei dizer quantas vezes quando eu recém havia começado a costurar e não coloquei a pressão adequada no pedal e pisei muito forte ou muito rápido e a máquina saiu "voando" pelo meu tecido. Isso me assustava toda vez, e eu pulava e mexia todo o tecido, então costurava todas as linhas tortas. Certifique-se que a agulha está na posição baixa quando você começar a costurar e pise leve no pedal. Uma vez que você tem um ritmo moderado, preste atenção na pressão que você está fazendo no pedal e tente repeti-la toda vez que costurar. Depois de um tempo, a pressão que você faz vai ser apenas memória muscular e você não vai mais ter que pensar sobre o quão duro pisa no pedal. É como dirigir um carro, depois que você aprende, nunca mais esquece.

7) Não economize na linha
Comprar a linha mais barata que você encontrar só vai criar mais problemas para você no final. Linhas baratas causam problemas no sistema de tensão da sua máquina, o que pode resultar em pontos falsos ou então na linha embolando no seu projeto (o que aconteceu comigo por um tempo). (A blogueira então indica a linha Gütterman, usada principalmente em quilts). O que eu normalmente faço é comprar o maior rolo deste tipo de linha em uma cor neutra (como o branco ou cinza claro) e então uso em todos os projetos. Isso me permite encher muitas bobinas antes de costurar (porque eu odeio encher bobinas) e assim elas já estão cheias em caso de a linha acabar.

8) Aparando cantos e excessos
Se você está costurando algo que precisa ser desvirado do avesso no final, confira se você cortou os cantos antes de virar para o lado certo. Isso vai facilitar na hora de empurrar para acertar os cantos porque eles não vão estar com excesso de tecido por dentro. Também, você pode aparar os tecidos em excesso nos lados em que você vai virar.

9)"Encaixotando" os cantos inferiores de uma bolsa
(também conhecido por "caixinha de leite", por parecer uma caixa de leite)
Eu fiquei super feliz quando descobri como fazer isso. Antes de virar a sua bolsa para o lado direito, aperte os cantos juntos para que a costura inferior e a costura lateral fiquem alinhadas. Costure uma linha transversal às costuras que estavam alinhadas. Corte o excesso do canto. Nota: Quando mais longe do canto você costurar, maior ficará o efeito de "caixa" na parte de baixo da bolsa. 

10) Os benefícios do pesponto
Você já costurou alguma coisa que precisava ser desvirada para o lado direito e que no final fica com um buraco de vários centímetros em um dos lados para ser fechado (como uma bolsa ou uma almofada)? Existem muitos tutoriais mostrando como fechar essas aberturas e fazer a chamada costura invisível. Pessoalmente, apesar de ter tentado várias vezes eu não consigo dominar o tal ponto escondido,ou costura invisível. Meu método para evitar esse processo à mão é pespontar meu projeto sempre que possível. Sim, é mais demorado e talvez hajam projetos que vocês não queiram pespontar, mas vale a pena experimentar. Contudo, se você não se sente apta para fazer o pesponto, ou não quer essa costura aparente na sua peça, aqui há um ótimo tutorial de costura invisível: COMO FAZER COSTURA INVISÍVEL.


Bjussss


Dizem que é o John Lennon costurando(na foto lá em cima), achei tão legal, pena que não consegui descobrir se é real...
Continue lendo ►

Organizador de costura


 Olha que organizador mais fofo... 
Achei essa corujinha linda!

E é bem fácil de fazer, todo em feltro, costurado à mão... quer aprender?!



◕‿◕

Gostaram?!
Bjusssss

Continue lendo ►

Novidades e pap...


Finalmente tenho uma máquina de costura para chamar de minha... como disse na postagem anterior, o Marido me deu uma de presente... para falar a verdade, há bastante tempo queria uma máquina(apesar de ter crescido vendo minha mãe costurar, nunca tinha sequer ligado uma), sempre costurei a mão, mas chega uma hora que a gente precisa evoluir né?!


Eu já sabia que queria uma máquina de costura, mas tinha um problema: não sabia qual modelo e marca escolher. Eis que um dia, dou de cara com essa postagem do Casa, corpo e cia, aí me apaixonei e não restaram mais dúvidas... a escolhida foi uma Elgin Superia, toda rosa(em homenagem ao outubro rosa)...
 Para estrear minha máquininha, resolvi fazer a "costurice" mais fácil da internet: um porta lenços de papel...


Segui esse pap:


Facinho né?! 
Até eu, que ainda não entendo nada de costura em máquina consegui...
Se você não entendeu o pap acima, aqui tem bem detalhado, a única diferença é o viés colocado na abertura: pap porta lenços em tecido

Agora me dá licença que vou praticar mais um pouquinho, tá?! rsrs
Bjusssss
Continue lendo ►