Armário cápsula: você está fazendo isso errado!


"Vou montar meu armário cápsula, mas primeiro preciso comprar uma camisa branca, uma calça preta e uma bolsa nova..."

O armário cápsula virou moda, tem muita gente se interessando e fazendo, mas uma coisa que vem me incomodando é que algumas pessoas estão simplesmente arrumando desculpas para comprar coisas novas e achando que estão fazendo certo, por exemplo: se você passou toda sua vida sem uma camisa branca porque de repente ela se torna essencial para que você monte seu armário cápsula?

A proposta do armário cápsula é reduzir as peças do nosso guarda-roupa para um melhor aproveitamento e assim diminuir o consumo. Longe de mim querer ser a "cagadora de regras" mas vamos ser sinceros, se é para fazer vamos fazer direito né?! Esses dias encontrei um texto que mostra o que citei acima, separei algumas partes dele:

"O armário cápsula parece ter ganhado um novo significado. Foi reembalado e caminha para a obsessão de nossa sociedade com o consumismo. A proclamação é dura talvez, mas é verdade. Assim, muitos blogs e artigos têm empurrado a idéia do armário cápsula porque está atualmente na moda, mas sem realmente se comprometerem com os princípios reais por trás do conceito."


"Porque é que o armário cápsula de repente é todo sobre compras? A ideia de um armário cápsula é para pessoas que estão com um orçamento apertado ou que lidam com o mínimo espaço no armário (ou mesmo as pessoas que simplesmente não estão interessadas ​​em gastar muito tempo e dinheiro em moda) para ser capaz de parar de fazer várias compras a cada dois ou três meses e ainda ter um guarda-roupa prestativo."

Ainda assim, você pode achar que realmente tem uma boa razão para mudar para um amário cápsula. Talvez você esteja com o orçamento apertado ou queira poupar dinheiro. Talvez você não tenha espaço suficiente no armário ou sua casa está se tornando confusa com as roupas e sapatos que não usa. Talvez você se encontre oprimida por ter muitas opções de roupas quando vai se vestir de manhã. E depois, claro, há também o fator ambiental e reação ética causada por nosso caso de amor com a moda rápida.

Então, se você decidir experimentar o armário cápsula por si mesmo, ótimo! Apenas tente ser consciente de como você vai fazer isso para não cair na armadilha de usar seu armário cápsula como uma desculpa para comprar mais coisas que você "necessita" para fazer o seu guarda-roupa "perfeito." Guarda-roupa de ninguém é perfeito, quer se trate de mínimo e simplificado ou repleto com as tendências. Haverá sempre um outro item que você precisa para tornar seu guarda-roupa completo; é da natureza humana querer algo mais, algo novo. Meu problema não é com o número de itens em qualquer armário cápsula, mas o destaque que está sendo dado de que deve-se atualizar o armário cápsula a cada temporada.

E, finalmente, uma regra de ouro: se você está constantemente comprando itens para adicionar ao seu armário cápsula, talvez você deva apenas chamá-lo do que ele é: um guarda-roupa."

Ela ainda critica alguns blogs, e indica outros, quem se interessou pode ler o texto completo aqui... já falei no blog sobre alguns projetos de consumo consciente, veja aqui... também já mostrei dicas para montar seu armário cápsula aqui...
Bjusss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss