"A menina que roubava livros"


Acho que nunca falei sobre esse livro aqui no blog, mas é um dos que mais gosto, tanto pela história quanto pela parte sentimental(minha mãe me deu ele de presente, há muito tempo atrás e como ela não está mais aqui, sempre que penso nesse livro me lembro dela)... 

Hoje, foi lançado o trailer do filme inspirado no livro, então resolvi fazer essa postagem: 
1- como dica de leitura. 
2- para quem já gosta da história ter uma ideia de como será o filme.


Resumo do livro, retirado daqui:

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

Trailer do filme:


Na Alemanha nazista, Liesel é deixada pela mãe e adotada por um casal vivido por Geoffrey Rush e Emily Watson, que também ajudam Max, um judeu foragido.
Antes disso o irmãozinho da Liesel morre, e no enterro dele ela encontra um livro. Ela passa a roubar livros e descobrir neles a esperança perdida durante a guerra.

Recomendo a leitura... 
Já estou ansiosa para assistir o filme, acho até que vou dar uma lida no livro de novo... 
Bjussss

3 comentários:

  1. UAL, VI O TRAILER, DEVE SER LINDO O FILME, PENA QUE NÃO TEM LEGENDA.

    NÃO LI O LIVRO AINDA... MAS FIQUEI COM VONTADE AGORA

    BJUS AMIGA, VALEU A DICA


    LIH

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e vou aguardar o filme espero que não fujam muito da historia, valeu a dica.

    ResponderExcluir
  3. Bah ainda ontem estava falado sobre o livro com uma amiga, eu tenho e nunca li.
    Ela tb recomendou dizendo que é muito bom!
    Vou me jogar...ando muito a fim de ler!
    Obrigada pela dica!
    bjo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss