De graça nem relógio trabalha!


O título é meio estranho mas aconteceu uma coisa comigo e tenho que contar... há algum tempo trabalho com publicidade/permuta aqui no blog, todo mundo sabe. Começou meio sem querer, pois não criei o blog com esse intuito, mas não vi mal nenhum em ganhar uma graninha extra. Mas outro dia recebi um email com uma proposta de parceria: queriam publicar um artigo aqui. Até aí tudo bem, já faço isso.

Então vieram as regrinhas: não poderia dizer que era publi e não poderia fazer menção às marcas(bem conhecidas, por sinal).
Achei estranho, mas quis saber um pouco mais.

Então a resposta: o artigo seria um "guest post", ou seja, eles escreveriam um artigo de "qualidade" para meu blog com o link da marca incluso, porém disfarçado!


Sério?! Será que tem alguém que aceita isso por aí?!
Para mim, numa parceria as duas partes devem ser beneficiadas, o que não acontece nesse caso, isso é publicidade de graça, exploração, pois além de não ganhar nada, ainda estaria enganando leitores. Se gosto de uma certa marca, falo dela aqui no blog sem ganhar nada com isso, já fiz algumas vezes, inclusive. Mas nesse caso, a marca ganharia mais posições no Pagerank, backlinks, as minhas custas e eu nadinha! Desculpe, mas não me parece justo...
Mas quem sou eu na fila do pão né?! 
E mais uma coisa: será que ofereceriam esse tipo de "parceria" para blogs conhecidos?! 
Acho que já sabemos a resposta... então por que eu teria que aceitar uma proposta dessas?!

Veja bem, não estou condenando quem aceite, mas acho que a gente tem que se valorizar... acho super aceitável você convidar leitores a escrever em seu blog, fazer parcerias, mas acho feio uma marca grande querer ludibriar tanto as blogueiras quanto seus leitores fazendo esse tipo de coisa, e além do mais, postagens publicitárias não sinalizadas podem gerar penalidades para o blog... achei um texto que explica mais sobre essa prática e esclarece algumas coisas, vale a pena dar uma lida, clique aqui...

PageRank: quanto mais um link/nome/marca aparece pela internet mais importância ele ganha nos motores de busca. 
Backlinks: são aqueles links que a gente usa para direcionar para outro blog/site(como fiz ali em cima) e influenciam no Pagerank. Basicamente é isso...

E você, já passou por isso?
Qual a sua opinião? 
Bjussss

Um comentário:

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss