Inspiração: Pac-Man


Quem aí gosta do Pac-Man?!
Kit em feltro: clutch, porta absorvente e chaveiros inspirados no clássico joguinho dos anos 80...




Ficou do jeitinho que imaginei...


5 curiosidades sobre o jogo Pac-Man:

O objetivo do jogo era atrair meninas:
No final dos anos 70, a maioria dos jogadores eram do sexo masculino, o criador do jogo Toru Iwatani quis mudar isso, então veio a ideia de criar Pac-Man, um game que agradasse mulheres e famílias. “Naquela época, não havia jogos em casa. As pessoas tinham que ir para lojas de arcade para jogar. Esse tipo de local se tornou um playground para os meninos. E nós queríamos incluir jogadoras, assim esses lugares se tornariam mais limpos e brilhantes”.

Cada fantasma tinha características específicas
A maioria dos jogadores do game acredita que os quatro fantasmas estão perseguindo o Pac-Man, mas nada é ao acaso. Iwatani explica que cada um dos “vilões” do jogo foi programado com características específicas.
Blinky, o fantasma vermelho, tem como função perseguir obstinadamente você durante todo o jogo, enquanto Pinky (o fantasma rosa), se posiciona em um ponto que é 32 pixels a frente da boca de Pac-Man. Já o fantasma azul, Inky, tenta posicionar-se em um local semelhante. E por fim, Clyde, o fantasma laranja, move-se completamente ao acaso. Mas como o Pac-Man está sempre em movimento, o jogador tem a sensação de ser encurralado pelos fantasmas a todo tempo.

Um jogo inspirado em comida
O Pac-Man teria sido inspirado por uma pizza faltando um pedaço? A verdade é que o jogo todo foi inspirado em sobremesas e comidas. “Pensei em algo que poderia atrair as meninas, e sabia que elas gostavam de sobremesas. Assim, o verbo ‘comer’ me deu uma dica para criar este jogo”, diz Iwatani. Em japonês, o nome “puck puck” é semelhante para o inglês dizendo “munch munch”, que simboliza o barulho de uma boca abrindo e fechando, exatamente quando estamos comendo algo.

A peça que faltava
Pac-Man foi projetado para ser o mais simples possível, para atrair um público amplo. E com os limites da tecnologia em 1980, essa tarefa ficou um pouco mais fácil de ser alcançada. Iwatani diz que ele está feliz com isso atualmente, mas que na época, havia mais uma coisa que ele queria acrescentar ao jogo.
“Eu queria ter um abrigo que iria se mover para cima e para baixo”, diz ele. Mas como sabemos, isso não foi possível e a galera tinha que se virar pra se manter vivo no game.

Os fantasmas quase foram de uma cor só
É difícil imaginar Pac-Man sem os fantasmas coloridos, mas quando o jogo estava sendo desenvolvido o presidente da Namco ordenou que Iwatani fizesse os fantasmas de uma única cor (vermelho, para ser mais preciso), já que ele acreditava que os jogadores ficariam confusos com várias cores de fantasmas, e que talvez, achassem que algum deles fosse aliado do Pac-Man.
Mas Iwatani recusou a ordem e em questionários enviados aos testadores do jogo, perguntou se eles preferiam um fantasma de uma única cor ou quatro coloridos. E nem um dos testadores escolheu a opção de cor única, convencendo o presidente da empresa a aceitar essa opção.
  

Gostaram?!
Bjusssss



2 comentários:

  1. Ro, gostei demais desse kit, arrasou mesmo, eu sempre gostei de jogar pac man, mas sabe um jogo que me atraiu pro video game, primeiro com meu irmão, depois com meu marido, além de super Mario claro, o Bomberman ( nem sei se é assim que escreve), mas eu amo jogar... tem várias funções, e fases.. gosto muito


    Bjus


    Lih

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde quanto seria a unidade dos chaveiros do pacman?
    Att fabiana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss