Sapatos que são verdadeiras obras de arte


Para quem ama sapatos como eu, essa obra de maneira alguma passaria despercebida... "Marilyn" foi criada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos, inspirada no filme "O Pecado mora ao lado" protagonizado pela atriz Marilyn Monroe, que resultou na sequência de uma série de quatro cópias da original, sendo que apenas a Marilyn é composta por um par de sapatos. As cópias forma denominadas: "Dorothy", "Cinderella", "Priscilla" e "Carmen Miranda"( dois pés direitos e dois esquerdos).


A obra foi criada a partir das tampas e de panelas portuguesas feitas de aço inox e cimento, possui 1,5 m de altura, 4,3 m de comprimento e 2,7 m de altura na parte do calcanhar.
Joana disse em entrevistas: "no caso dos sapatos, pensei em fazê-los de forma que simbolizasse a mulher contemporânea, que vive entre a dualidade doméstica e social. Tem vida associada ao trabalho e ao glamour.  Então pensei em fazê-los com panelas, que são o símbolo da vida doméstica".

Recentemente "Marilyn", o par de sapatos foi vendido num leilão em Londres por mais de 500 mil euros. Após a venda de suas criações, Joana disse: "é uma conquista importante não em termos econômicos mas em termos da internacionalização da obra e do fato de eu ser uma artista portuguesa, a viver em Portugal, e de ter uma obra vendida no mercado internacional por aquele valor. É estar a equiparar os meus preços aos preços internacionais. Ao vender uma peça àquele preço, passo a pertencer a um ranking de valores e de obras".





Fotos de outras obras de Joana Vasconcelos:


Peças feitas com renda, talheres de plásticos moldados, absorventes internos, entre outras...
Muito criativa, lindas obras... Você pode acessar o site e conhecer um pouco mais de Joana Vasconcelos, que se tornou uma das mais importantes artistas da atualidade: clique aqui.
Bjussss

Um comentário:

  1. AMIGA, TO AQUI VENDO TODO SEU BLOG, ACHO QUE VC GOSTA DE SAPATOS HEIN RSRS ESTOU ADORANDO

    BJUS

    LIH

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss