Menos é mais: como usar 6 peças de roupas durante 1 mês...



Já pensou em como seria se você tivesse que passar um mês com apenas seis peças de roupa?
Parece impossível né...
A publicitária norte-americana Heidi Hackeme e sua amiga londrina Tamsin Davies mostraram que é possível sim.
 Inicialmente, a ideia era ver se elas conseguiam passar um mês com apenas seis peças. A iniciativa 
chamou atenção de outras pessoas, que também resolveram participar do desafio, e a dupla reuniu as experiências no “Six Items or Less" (Seis peças ou menos).

Regras para quem quiser participar: 
1- escolher no máximo seis itens para usar por um mês; 
2- não alterar as peças selecionadas durante o desafio; 
3- não há restrição para peças íntimas, roupas de praia e de ginástica, agasalhos, uniformes de trabalho, sapatos e todos os acessórios; 
4- durante o mês, o participante não pode comprar roupas.

O site não está mais no ar, mas a fanpage "Six Items or Less" ainda existe, embora, sem atualizações...


Ideia semelhante é a do Projeto minimalista 333, que sugere usar trinta e três peças de roupas, calçados e acessórios por três meses. 
Peças íntimas, roupas para fazer atividade física e roupa de dormir e ficar em casa não contam.
A iniciativa foi lançada por Courtney Carver em 2010, que ficou surpresa com a quantidade de pessoas que aceitaram o desafio e passaram a escrever para ela. “As pessoas não vão perceber que você está vestindo com os mesmos durante os três meses, embora possam notar que há algo diferente e você provavelmente, terá mais elogios”, garante Courtney. Site Project 333 e a fanpage aqui...


Mais radical ainda foi a indiana Sheena Matheiken que se comprometeu a usar um só modelo de vestido durante um ano, como um exercício de moda sustentável.
O vestido foi pensado para que pudesse ser usado em ambos os sentidos, frente e verso e também como uma túnica. Ao todo são 7 vestidos pretos básicos e idênticos, 1 para cada dia da semana que Shenna reinventava todos os dias com sobreposições e acessórios, a maior parte vintages de brechós ou feitos à mão.
Além de chamar a atenção para as inúmeras possibilidades que uma única peça de roupa pode nos oferecer nesse exercício de criatividades diária, o projeto recolheu fundos para a Akanksha Foundation, uma instituição indiana voltada à educação e o valor arrecadado foi revertido para compra de uniformes e outras despesas educacionais para crianças que vivem em favelas na Índia. Veja os looks usados por ela em 2009, durante o projeto no site Uniform Project.


Outro projeto que visa diminuir o consumismo é o “The Great American Apparel Diet”, um site que estimula seus seguidores  ficar um ano sem comprar roupas, usando somente aquilo que já tem no armário, os criadores explicam: “estamos cansados do consumismo em geral e preocupados com o meio ambiente”. Os participantes não podem comprar nenhuma peça de roupa durante um ano. Apenas roupas íntimas são liberadas. Infelizmente o site não está mais no ar...
Um projeto semelhante foi feito aqui no Brasil, veja no blog Um ano sem Zara.

O mais interessante nos projetos citados acima é que com o passar dos dias, o fato de ter poucas peças para escolher deixou de ser um problema. As pessoas começaram a levantar questões como o consumismo excessivo, o aumento de criatividade por conta da falta de opções, as vantagens de investir em peças de maior qualidade, e o que fazer com o tempo que ganharam por não se importarem tanto com o que estavam usando.
Bjussss

3 comentários:

  1. Muito legal e criativa essa idéia! Gosto muito de blogs assim. Não sei se vc conhece o blog da Leh - http://www.misssainha.com/ ela tbm está fazendo o desafio de ficar 1 ano sem comprar e está se saindo muito bem, ela nos inspira com sua criatividade.
    Amei seu post!
    bjo
    roarteestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô, que bom que gostou da postagem... não conheço o blog dela, mas vou lá agora... adoro desafios desse tipo... bjusss

      Excluir
  2. BOA TARDE, COLEGA ROBERTA!
    É... O JEITO É A GENTE SE VIRAR COM O QUE TEM. KKK
    ADOREI A POSTAGEM, TÁ MUITO LEGAL. ;)
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)", MOÇA!
    POSTEI ARTEIRICE NOVA POR LÁ, TAMBÉM.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss