Armário cápsula: o que é e como montar o seu


Hoje vim falar sobre um assunto muito bacana que conheci a pouco tempo: o armário cápsula. Apesar de não me considerar uma pessoa consumista, gosto das ideias que nos ajudam a desacelerar, a ter uma vida melhor com menos, a aproveitar mais o que já temos... por isso achei tão legal o conceito do armário cápsula...


O termo armário cápsula foi criado pela estilista Susie Faux nos anos 70, a ideia é criar um armário com poucos itens, peças que combinem entre si para montar vários looks e ter um aproveitamento melhor das suas roupas. Quem trouxe o armário cápsula de volta a moda foi a blogueira Caroline, do Unfancy, que vive com apenas 37 peças de roupas para cada estação do ano. A Gabriela, do Teoria Criativa, também adotou esse estilo de vida e vem espalhando a ideia aqui pelo Brasil.

Com esse exercício você vai aproveitar melhor as roupas que já tem, frear o consumismo exagerado, e ainda economizar um dinheiro.


Para montar seu armário cápsula escolha um número de roupas que te agrade(não precisa ser exatamente as 37 peças como a Caroline escolheu, mas também não vale pegar o tudo que estiver pela frente), comece pelas roupas que mais usa no dia a dia.
Depois separe roupas que sirvam para diferentes ocasiões até chegar ao número de peças determinado por você.
No armário cápsula você deve incluir blusas, casacos, calças, vestidos, saias, shorts, bolsas e sapatos(de acordo com a estação do ano e a temperatura de onde você mora).
Acessórios, roupas íntimas, de ginástica ou de ficar em casa não entram nessa contagem.
As roupas que sobrarem você deve guardar(ou doar).
E não vale comprar nada durante o tempo que estiver fazendo o exercício(mas pode fazer como a Caroline e ir juntando dinheiro para comprar alguma peça que esteja precisando quando for renovar o armário cápsula).


Comece fazendo o download do planner desenvolvido pela Caroline, ele vai te ajudar a descobrir seu estilo e planejar melhor seu armário cápsula, clique aqui para baixar o planner do Unfancy... mas se você não manda muito bem no inglês, a Gabriela elaborou um em português, clique aqui para baixá-lo.

Desse jeito você vai aprender a se vestir de forma criativa, aproveitar suas roupas ao máximo e perceber que não precisa de um armário lotado de roupas para se vestir bem...
Já mostrei projetos semelhantes de como aproveitar melhor suas roupas aqui...
Bjussss

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar...Achei bem interessante a ideia...E além de economizar vai estimular a criatividade...Beijos e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a ideia ... estou nessa vibe: Menos é mais!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do blog. Volte sempre!!! Bjussss